O cadastro de produtos com opções é muito semelhante ao cadastro de produtos simples.

Para cadastrar um produto com opções, você deve selecionar o menu "Produtos" e clicar em "+Novo produto", e no campo "Tipo de produto" deve-se selecionar a opção "Com opções". Caso você queira cadastrar produtos semelhantes, pode utilizar a função Duplicar. Para mais informações sobre a duplicação de produtos basta acessar o artigo Como duplicar um produto?.

Conhecendo o recurso.

Quando a opção "Com opções" é selecionada no campo "Tipo de produto", uma mensagem é exibida indicando que algumas informações do produto só poderão ser adicionadas após salvá-lo.

Agora vamos ao preechimento dos campos comuns tanto para os produtos simples quanto para os produtos com opções.

"Produto ativo" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que seu produto possa ser comprado. Nos casos de algum problema com o produto, ou se ele ainda precisar de testes e você esteja fazendo apenas um pré-cadastro, basta deixar esse campo desmarcado e o produto não ficará disponível para a compra.

"Produto buscável" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que seu produto possa ser encontrado na loja virtual. No caso de ser um produto exclusivo, que não deve aparecer na loja mas sim ser acessado apenas contendo o link de sua página, basta deixar esse campo desmarcado.

"Produto digital" - Esse campo deve ser marcado caso o produto que está sendo cadastrado seja um produto digital e, portanto, não haverá a necessidade de se calcular o frete na hora da compra.

"Habilitar compra de produtos relacionados" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que os produtos relacionados ao produto que está sendo cadastrado apareçam na página do produto. Para mais informações sobre o relacionamento de produtos basta acessar o artigo Como criar produtos relacionados?.

"Habilitar kits" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que esse produto possa fazer parte de algum kit de compra.

"Nome do produto" - Nesse campo você deve inserir o nome do produto, de uma forma clara e completa. Exemplos: Cortina B azul 2,00mx2,50m; Edredom casal king T 03 peças.

"Slug" - Slug é uma expressão para definir um caminho amigável, um link fácil de ler e entender para o visitante que chega até sua loja. Esse preenchimento deve ser feito obedecendo-se à algumas regras:

A Slug não pode conter acentuação;
Na Slug deve-se substituir os espaços por hífens "-";
A Slug não pode conter letras maiúsculas;
A Slug não pode conter pontuação;
A Slug não pode conter caracteres especiais.

Caso o campo fique vazio, a slug será gerada de acordo com o nome do produto. Exemplos: cortina-b-azul-200mx250m; edredom-casal-king-t-03-pecas.

"Termos para pesquisa" - Nesse campo você deve inserir todos os termos que possam ajudar na busca pelo produto que está sendo cadastrado, separando cada termo por vírgula. Vale destacar que em algumas ocasiões, pode ocorrer de o cliente digitar o nome do produto errado, e por isso acabar não o encontrando, então é interessante que aqui sejam colocados vários termos diferentes, tornando a busca pelo produto mais eficiente.
Exemplos: shampoo, shampo, xampu; cortina, azul; edredom, casal, king, 03 peças.

Agora referente a Opção para presente:

"Valor da embalagem". Este é o preço apenas da embalagem de presente para o produto.

Quanto a Customização temos:

"Habilitar customização" - Deve ser marcado caso o produto possua opções de customização e/ou personalização. Ao marcá-lo, deve-se preencher os dois próximos campos.

"Label personalizado" - Deve ser preenchido com o texto que será mostrado ao cliente para inserir um valor de customização ao produto. Exemplos: Nome; Número; etc.

"Legenda" - Deve ser preenchido com o texto explicativo do que o cliente deverá digitar. Exemplos: Digite o nome que deseja ser estampado; Digite o número que deseja ser estampado; etc.

Para SKU e preços, Peso e dimensões e Estoque, uma mensagem é exibida dizendo que essas informações devem ser definidas para cada opção, em um momento posterior.

Em Marca, categorias e filtros, podemos encontrar:

"Selecione uma marca" - Você deve selecionar a qual marca o produto que está sendo cadastrado pertence. Para isso é necessário que a marca tenha sido cadastrada anteriormente, e que ela esteja ativa.

"Categorias" - Você deve selecionar a qual ou a quais categorias ou subcategorias o produto que está sendo cadastrado pertence. Para isso é necessário que a categoria ou subcategoria tenha sido cadastrada anteriormente.

"Filtros" - Você deve selecionar um ou mais filtros para que seu produto fique bem caracterizado e com isso mais fácil de ser encontrado. Para isso é necessário que o filtro tenha sido cadastrado anteriormente.

Em Detalhes do produto podemos encontrar:

"URL do Youtube" - Pode-se colocar o link do vídeo de seu produto no youtube, caso ele existir. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=s1ewU2g9qfI

"Descrição completa" - Tem-se uma caixa de texto com diversos recursos de edição para a escrita de uma descrição completa, formatada e estruturada do produto. O modo de utilizar essa ferramenta é similar ao de qualquer outro editor de texto, assim como o bloco de notas por exemplo.

"Especificações técnicas" - Tem-se uma nova caixa de texto para que sejam escritos todos os dados e todas as especificações técnicas do produto.

"Medidas" - Tem-se mais um espaço, onde pode-se colocar todas as medidas do produto para que os clientes saibam seu tamanho e volume.

E por fim, temos os Dados de SEO. SEO (Search Engine Optimization - Otimização do Mecanismo de Busca) é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não são pagos para os sites de busca.

"Título da página" - Deve conter informações essenciais do produto, como nome, marca e modelo. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página do produto.


"Palavras-chave" - Deve conter todas as palavras que categorizam o produto, separadas por vírgula.

"Descrição da página" - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre o produto, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ele se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.

Logo abaixo é exibida uma mensagem dizendo que Você poderá adicionar as fotos do produto logo após preencher as informações. Esse processo ocorre depois de inseridas as opções do produto.

Para finalizar o cadastro inicial, basta clicar no botão "Salvar e adicionar opções".

Agora deve-se adicionar as grades ao produto. Para isso, basta clicar na aba "SKUS", nela são exibidas todas as grades cadastradas, escolher qual ou quais grades fazem parte das opções do produto, e clicar no botão "Adicionar grades ao produto".


Você também pode gerenciar as grades cadastradas clicando no botão "Gerenciar grades". Para mais informações sobre as grades basta acessar o artigo Como cadastrar uma grade?.
Uma nova tela é exibida, e nela tem-se os botões "+Nova opção", "+Novas opções em massa" e "Resetar grades".


"+Nova opção" - Quando as opções do produto possuírem preços, pesos ou dimensões diferentes, deve-se utilizar essa opção. Ao clicar-se nesse botão, uma janela é exibida, e é nela que deve-se inserir as informações referentes a cada opção do produto. Essas informações também serão exigidas no cadastro de opções em massa, caso selecionado.

Na parte Opções de grade, tem-se o(s) campo(s) cujo nome(s) é(são) o(s) mesmo(s) nome(s) da(s) grade(s) selecionada(s). Devem ser preenchidos de acordo com a opção correspondente ao produto que esteja sendo cadastrado. Exemplos: P, M, G, 10kg, 20kg, 30kg.
"Código SKU" - Deve ser preenchido com o valor da SKU do produto. SKU significa "Stock Keeping Unit" (Unidade de Controle de Estoque). Com esse recurso, você conseguirá organizar os diferentes itens do estoque de sua loja através de códigos únicos atribuídos a eles. Caso você não trabalhe com nenhum modelo de valor específico, pode gerar-se uma SKU única e aleatória clicando-se no botão "gerar sku" localizado ao lado.


"Código ERP" - Deve ser preenchido com o valor do código do produto utilizado em seu ERP.
"Preço de custo" - Deve ser preenchido com o valor do preço de custo do produto, em reais.
"Preço de venda" - Deve ser preenchido com o valor do preço de venda do produto, em reais.
"Preço promocional" - Deve ser preenchido com o valor do preço promocional do produto, ou seja, aquele que será utilizado quando alguma promoção que envolva o produto estiver ativa. Deve ser preenchido em reais.
"Peso do produto" - Deve ser preenchido com o valor do peso do produto, em quilogramas. Caso o produto esteja tabelado em gramas, toneladas, etc., deverá haver uma conversão para quilogramas antes do cadastro.
"Largura" - Deve ser preenchido com o valor da largura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.
"Altura" - Deve ser preenchido com o valor da altura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.
"Comprimento" - Deve ser preenchido com o valor do comprimento do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

Em Estoque, temos:

"Produto disponível para a venda?" - Define se o produto estará disponível, ou não, para venda:
"Sim" - Significa que o produto estará disponível na loja para ser vendido.
"Não" - Significa que o produto não estará disponível na loja para ser vendido, mas os clientes poderão vê-lo e um aviso será exibido alertado-os sobre a indisponibilidade.

"Disponibilidade em estoque" - Define qual o prazo para o despacho do produto. A disponibilidade do produto é independente do prazo de entrega. A lista de valores vai de disponibilidade imediata até cinquenta e cinco dias úteis.
"Estoque gerenciado pelo sistema?" - Possui duas opções:
"Sim" - Faz com que a plataforma gerencie o seu estoque, o que permite definir a quantidade de produtos em estoque, a disponibilidade (em dias) e se o produto poderá ser vendido mesmo quando o estoque acabar.
"Não" - A plataforma não fica encarregada de gerir o estoque dos produtos.

"Quantidade em estoque" - Deve ser preenchido com o número de exemplares do produto que estão em estoque.
"Qtd. mínima em estoque" - Deve ser preenchido com o número mínimo de exemplares do produto que devem estar em estoque.
"O que fazer quando o produto estiver com estoque zerado?" - Deve ser preenchido com a opção que lhe for mais adequada sobre o que fazer quando o produto estiver com o estoque zerado. As opções variam entre tornar o produto indisponível, continuar vendendo normalmente e mudar a disponibilidade para X dias úteis.
"+Novas opções em massa" - Quando as opções do produto possuírem preços, pesos ou dimensões iguais, deve-se utilizar essa opção, pois ela facilita o preenchimento das informações e economiza tempo e esforço. Ao clicar-se nesse botão, uma nova tela é exibida, e é nela que deve-se inserir as informações referentes a cada opção do produto.


Os primeiros campos a serem preenchidos são os campos referentes as grades associadas ao produto. Cada campo terá o nome da grade selecionada, e as opções disponíveis dentro de cada uma.
Os campos "SKU", "CÓDIGO ERP", "DISPONÍVEL", "DISPONIBILIDADE EM ESTOQUE", "ESTOQUE GERENCIADO" e "ESTOQUE ZERADO" devem ser preenchidos da mesma maneira como colocado para uma única opção ("+Nova opção"). A única diferença é que cadastrando as opções em massa não tem-se a possibilidade de geração automática de SKUs.
Os campos "PREÇO DE CUSTO", "PREÇO DE VENDA", "PREÇO PROMOCIONAL", "PESO", "LARGURA", "ALTURA" e "COMPRIMENTO" também devem ser preenchidos da mesma maneira como colocado para uma única opção ("+Nova opção"), a diferença é que eles serão preenchidos uma única vez para todas as opções do produto.
Para adicionar-se novas opções, basta clicar-se no botão "+".


Para excluir-se uma opção, basta clicar-se no botão "-".


Para salvar as opções cadastradas, basta clicar-se no botão "Salvar opções".

"Resetar grades" - Deve-se clicar nesse botão quando, por algum motivo, deseja-se alterar as grades que foram adicionadas ao cadastro inicial do produto. Lembrando que essa ação só é possível quando não existem opções do produto cadastradas. Se existirem, é necessário que sejam excluídas antes para que possa-se resetar as grades. Para excluir uma opção, basta selecionar-a e clicar no botão "excluir selecionadas".


Após salvar as opções, deve-se clicar na aba "FOTOS" e selecionar as imagens desejadas referente a cada opção do produto cadastrado. Lembrando que isso é um requisito necessário para que o produto seja exibido na vitrine.

Para mais informações sobre a seleção de fotos basta acessar o artigo Como adicionar fotos nos produtos?.
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