Cadastrar os produtos corretamente é sem dúvidas uma atividade importantíssima para o bom funcionamento de sua loja. Nossa plataforma traz isso de uma forma robusta, com muitos recursos e funcionalidades, para que você possa cadastrar seus produtos variados de maneira que seja fácil para os clientes encontrá-los, e tudo de um jeito simples e prático, poupando seu tempo e agilizando seu negócio.

Para cadastrar um produto, você deve selecionar o menu "Produtos" e clicar em "+Novo produto". Caso você queira cadastrar produtos semelhantes, pode utilizar a função Duplicar. Para mais informações sobre a duplicação de produtos basta acessar o artigo Como duplicar um produto?.

Conhecendo o recurso.

Quando a página do cadastro de um novo produto for aberta, você irá se deparar com diversos campos, mas não se preocupe, este artigo está aqui para ajudá-lo. À seguir serão explicados todos os campos que você pode e/ou deve preencher.

Comecemos pelas Informações básicas do produto:

"Tipo do produto" - Nesse campo, pode optar-se entre duas opções distintas: "Simples" ou "Com opções".

"Simples" - Essa opção deve ser selecionada quando o produto que está sendo cadastrado não possuir variações, ou seja, ter um tamanho único, uma cor única, etc.
"Com opções" - Essa opção deve ser selecionada quando o produto que está sendo cadastrado possuir variações, ou seja, ter tamanhos diferentes, cores variadas, etc. Para mais informações sobre o cadastramento de produtos com opções basta acessar o artigo Como cadastrar um produto com opções (variações)?.

"Produto ativo" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que seu produto possa ser comprado. Nos casos de algum problema com o produto, ou se ele ainda precisar de testes e você esteja fazendo apenas um pré-cadastro, basta deixar esse campo desmarcado e o produto não ficará disponível para a compra.

"Produto buscável" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que seu produto possa ser encontrado na loja virtual. No caso de ser um produto exclusivo, que não deve aparecer na loja mas sim ser acessado apenas contendo o link de sua página, basta deixar esse campo desmarcado.

"Produto digital" - Esse campo deve ser marcado caso o produto que está sendo cadastrado seja um produto digital e, portanto, não haverá a necessidade de se calcular o frete na hora da compra.

"Habilitar compra de produtos relacionados" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que os produtos relacionados ao produto que está sendo cadastrado apareçam na página do produto. Para mais informações sobre o relacionamento de produtos basta acessar o artigo Como criar produtos relacionados?.

"Habilitar kits" - Esse campo deve ser marcado caso você queira que esse produto possa fazer parte de algum kit de compra.

"Nome do produto" - Nesse campo você deve inserir o nome do produto, de uma forma clara e completa. Exemplos: Cortina B azul 2,00mx2,50m; Edredom casal king T 03 peças.

"Slug" - Slug é uma expressão para definir um caminho amigável, um link fácil de ler e entender para o visitante que chega até sua loja. Esse preenchimento deve ser feito obedecendo-se à algumas regras:

A Slug não pode conter acentuação;
Na Slug deve-se substituir os espaços por hífens "-";
A Slug não pode conter letras maiúsculas;
A Slug não pode conter pontuação;
A Slug não pode conter caracteres especiais.

Caso o campo fique vazio, a slug será gerada de acordo com o nome do produto. Exemplos: cortina-b-azul-200mx250m; edredom-casal-king-t-03-pecas.

"Termos para pesquisa" - Nesse campo você deve inserir todos os termos que possam ajudar na busca pelo produto que está sendo cadastrado, separando cada termo por vírgula. Vale destacar que em algumas ocasiões, pode ocorrer de o cliente digitar o nome do produto errado, e por isso acabar não o encontrando, então é interessante que aqui sejam colocados vários termos diferentes, tornando a busca pelo produto mais eficiente.
Exemplos: shampoo, shampo, xampu; cortina, azul; edredom, casal, king, 03 peças.

Agora referente a Opção para presente:

"Valor da embalagem". Este é o preço apenas da embalagem de presente para o produto.

Quanto a Customização temos:

"Habilitar customização" - Deve ser marcado caso o produto possua opções de customização e/ou personalização. Ao marcá-lo, deve-se preencher os dois próximos campos.

"Label personalizado" - Deve ser preenchido com o texto que será mostrado ao cliente para inserir um valor de customização ao produto. Exemplos: Nome; Número; etc.

"Legenda" - Deve ser preenchido com o texto explicativo do que o cliente deverá digitar. Exemplos: Digite o nome que deseja ser estampado; Digite o número que deseja ser estampado; etc.

Passemos agora para SKU e preços: (Observação: Esses campos só estarão disponíveis nesse momento para os produtos simples. Para mais informações sobre os produtos com opções leia o artigo Como cadastrar um produto com opções?).

"Código SKU" - Deve ser preenchido com o valor da SKU do produto. SKU significa "Stock Keeping Unit" (Unidade de Controle de Estoque). Com esse recurso, você conseguirá organizar os diferentes itens do estoque de sua loja através de códigos únicos atribuídos a eles. Caso você não trabalhe com nenhum modelo de valor específico, pode gerar-se uma SKU única e aleatória clicando-se no botão "gerar sku" localizado ao lado.


​"Código ERP" - Deve ser preenchido com o valor do código do produto utilizado em seu ERP.

"Preço de custo" - Deve ser preenchido com o valor do preço de custo do produto, em reais.

"Preço de venda" - Deve ser preenchido com o valor do preço de venda do produto, em reais.

"Preço promocional" - Deve ser preenchido com o valor do preço promocional do produto, ou seja, aquele que será utilizado quando alguma promoção que envolva o produto estiver ativa. Deve ser preenchido em reais.

Na parte de Peso e dimensões, temos: (Observação: Esses campos só estarão disponíveis nesse momento para os produtos simples).

"Peso do produto" - Deve ser preenchido com o valor do peso do produto, em quilogramas. Caso o produto esteja tabelado em gramas, toneladas, etc., deverá haver uma conversão para quilogramas antes do cadastro.

"Largura" - Deve ser preenchido com o valor da largura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

"Altura" - Deve ser preenchido com o valor da altura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

"Comprimento" - Deve ser preenchido com o valor do comprimento do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

Em Estoque, temos: (Observação: Esses campos só estarão disponíveis nesse momento para os produtos simples).

"Produto disponível para a venda?" - Define se o produto estará disponível, ou não, para venda:

"Sim" - Significa que o produto estará disponível na loja para ser vendido.
"Não" - Significa que o produto não estará disponível na loja para ser vendido, mas os clientes poderão vê-lo e um aviso será exibido alertado-os sobre a indisponibilidade.

"Disponibilidade em estoque" - Define qual o prazo para o despacho do produto. A disponibilidade do produto é independente do prazo de entrega. A lista de valores vai de disponibilidade imediata até cinquenta e cinco dias úteis.

"Estoque gerenciado pelo sistema?" - Possui duas opções:

"Sim" - Faz com que a plataforma gerencie o seu estoque, o que permite definir a quantidade de produtos em estoque, a disponibilidade (em dias) e se o produto poderá ser vendido mesmo quando o estoque acabar.
"Não" - A plataforma não fica encarregada de gerir o estoque dos produtos.

"Quantidade em estoque" - Deve ser preenchido com o número de exemplares do produto que estão em estoque.

"Qtd. mínima em estoque" - Deve ser preenchido com o número mínimo de exemplares do produto que devem estar em estoque.

"O que fazer quando o produto estiver com estoque zerado?" - Deve ser preenchido com a opção que lhe for mais adequada sobre o que fazer quando o produto estiver com o estoque zerado. As opções variam entre tornar o produto indisponível, continuar vendendo normalmente e mudar a disponibilidade para X dias úteis.

Em Marca, categorias e filtros, podemos encontrar:

"Selecione uma marca" - Você deve selecionar a qual marca o produto que está sendo cadastrado pertence. Para isso é necessário que a marca tenha sido cadastrada anteriormente, e que ela esteja ativa.

"Categorias" - Você deve selecionar a qual ou a quais categorias ou subcategorias o produto que está sendo cadastrado pertence. Para isso é necessário que a categoria ou subcategoria tenha sido cadastrada anteriormente.

"Filtros" - Você deve selecionar um ou mais filtros para que seu produto fique bem caracterizado e com isso mais fácil de ser encontrado. Para isso é necessário que o filtro tenha sido cadastrado anteriormente.

Em Detalhes do produto podemos encontrar:

"URL do Youtube" - Pode-se colocar o link do vídeo de seu produto no youtube, caso ele existir. Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=s1ewU2g9qfI

"Descrição completa" - Tem-se uma caixa de texto com diversos recursos de edição para a escrita de uma descrição completa, formatada e estruturada do produto. O modo de utilizar essa ferramenta é similar ao de qualquer outro editor de texto, assim como o bloco de notas por exemplo.

"Especificações técnicas" - Tem-se uma nova caixa de texto para que sejam escritos todos os dados e todas as especificações técnicas do produto.

"Medidas" - Tem-se mais um espaço, onde pode-se colocar todas as medidas do produto para que os clientes saibam seu tamanho e volume.

E por fim, temos os Dados de SEO. SEO (Search Engine Optimization - Otimização do Mecanismo de Busca) é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não são pagos para os sites de busca.

"Título da página" - Deve conter informações essenciais do produto, como nome, marca e modelo. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página do produto.



"Palavras-chave" - Deve conter todas as palavras que categorizam o produto, separadas por vírgula.

"Descrição da página" - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre o produto, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ele se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.

Logo abaixo é exibida uma mensagem dizendo que Você poderá adicionar as fotos do produto logo após preencher as informações. Isso quer dizer que assim que você clicar no botão "Salvar e adicionar fotos", você deve clicar na aba "FOTOS" e selecionar as imagens desejadas. Lembrando que isso é um requisito necessário para que o produto seja exibido na vitrine.

Para mais informações sobre a seleção de fotos basta acessar o artigo Como adicionar fotos nos produtos?.
Se ao clicar no botão "Salvar e adicionar fotos" houver algum erro, a página será recarregada e a seguinte mensagem de erro será exibida:

Todos os campos que devem ser preenchidos obrigatoriamente e contiverem erros estarão escritos em vermelho e exibirão uma mensagem para que você possa identificá-los mais facilmente.

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