Quais eventos a plataforma dispara para o Google Analytics?

Primeiramente é importante que se entenda o que são eventos. Eventos são interações do usuário com o conteúdo que podem ser acompanhadas independentemente do carregamento de uma página da Web ou de uma tela. Downloads, cliques em anúncio para dispositivos móveis, gadgets, elementos em Flash, elementos incorporados em AJAX e reproduções do vídeo são todos exemplos de ações que convém acompanhar como eventos.


Um evento tem os seguintes componentes:

  • Categoria - A categoria é um nome que você fornece como uma forma de agrupar os objetos que deseja acompanhar. Normalmente, você usa o mesmo nome de categoria várias vezes para elementos de interface do usuário relacionados que deseja agrupar em determinada categoria.
  • Ação - Normalmente, você usa o parâmetro de ação para atribuir um nome ao tipo de evento ou interação que deseja acompanhar para um objeto da Web específico.
  • Rótulo (opcional, mas recomendado) - Com rótulos, você pode fornecer informações adicionais dos eventos que deseja acompanhar.


Um hit de evento inclui um valor para cada componente, e esses valores são exibidos nos seus relatórios.
A plataforma dispara vários eventos para o Google Analytics que o lojista consegue configurar como "Metas".

Eventos BUBB.Store x Google Analytics

  • Categoria: Cart Recomm
  • Ação: add.item
  • Rótulo: "Adiciona no carrinho um produto recomendado pelo Gandalf"
  • Categoria: Cart Recomm
  • Ação: avoid
  • Rótulo: "Cliente não quer receber recomendações no carrinho"
  • Categoria: Cart Recomm
  • Ação: navigation
  • Rótulo: "Cliente navegou pelos produtos recomendados no carrinho"
  • Categoria: Cart
  • Ação: promocode.created
  • Rótulo: "Um cupom de desconto foi inserido"
  • Categoria: Cart
  • Ação: promocode.deleted
  • Rótulo: "Um cupom de desconto foi excluído"
  • Categoria: Cart
  • Ação: shipping.calculate
  • Rótulo: "O frete foi calculado no carrinho"
  • Categoria: Cart
  • Ação: cart.items.created
  • Rótulo: "Um item foi adicionado ao carrinho"
  • Categoria: Cart
  • Ação: cart.items.update
  • Rótulo: "Um item do carrinho foi atualizado"
  • Categoria: Cart
  • Ação: cart.items.deleted
  • Rótulo: "Um item do carrinho foi excluído"
  • Categoria: Frete
  • Ação: Calcular na página de produto
  • Rótulo: "O frete foi calculado na página do produto"


O modelo de design do acompanhamento de eventos é altamente flexível, e o uso dele pode ser estendido além do modelo comum de eventos acionados pelo usuário. Além disso, você decide qual será o design. Por isso, os Relatórios de acompanhamento de eventos relevantes requerem a colaboração com os seus usuários e o bom planejamento, determinando com antecedência todos os elementos cujos dados você deseja acompanhar.