Como cadastrar uma categoria?

As categorias são importantíssimas, pois permitem uma melhor organização de seus produtos, tornando-os mais fáceis de serem gerenciados por você e encontrados por seus clientes. É interessante que o processo de cadastro de categorias ocorra em um momento anterior ao cadastro dos produtos, pois um pré-requisito para que o produto possa ser cadastrado é a existência de uma categoria a qual ele possa ser inserido. 

Para cadastrar uma nova categoria, basta clicar no menu " Produtos", depois em "Categorias", e por fim no botão "+Nova categoria".

Conhecendo o recurso.

"Categoria ativa" - Esse campo deve ser marcado caso deseje-se utilizar a categoria que está sendo cadastrada. Por padrão esse campo já vem marcado.

"Categoria destaque" - Esse campo deve ser marcado caso deseje-se que a categoria cadastrada tenha alguma característica especial ou diferenciada já previamente acordada com a equipe de desenvolvimento. Exemplo: As categorias em destaque aparecem de forma separada logo no menu principal da loja.

"Categoria pai" - Nesse campo é definido se a categoria é uma categoria raíz ou uma subcategoria de outra já previamente cadastrada. Somente as categorias ativas são exibidas. Para entender-se melhor o que é uma categoria raíz, utilizemo-nos dos exemplos de categorias chamadas Cortinas e Lençóis. Cortinas e lençóis são produtos totalmente distintos, e, portanto, precisam pertencer a categorias diferentes. Ou seja, categorias raízes nada mais são do que as principais categorias, aquelas que englobam todas as outras. E se, por exemplo, existirem três tipos de cortinas, a Cortina tipo A, a Cortina tipo B e a cortina tipo C, cada uma delas será uma subcategoria de Cortinas. Sempre que você seleciona uma categoria pai, sua categoria se tornará filha dela, o que significa que sempre será mostrada abaixo da categoria pai. Essa "árvore" hierárquica de categorias possibilita que produtos semelhantes estejam agrupados em níveis, tornando tanto o gerenciamento quanto a busca pelo cliente mais fáceis, ágeis e eficientes.

"Ordenar produtos por" - Deve-se selecionar qual a regra de ordenação dos produtos que pertencerem a categoria cadastrada. Essa regra define a forma como os produtos são exibidos quando a categoria cadastrada for selecionada pelos clientes na loja. As opções são:

  • "Relevância" - Os produtos mais vendidos aparecem primeiro.
  • "Maior preço" - Os produtos mais caros aparecem primeiro.
  • "Menor preço" - Os produtos mais baratos aparecem primeiro.
  • "Melhor avaliação" - Os produtos mais bem avaliados aparecem primeiro.
  • "A-Z" - Os produtos são exibidos em ordem alfabética.
  • "Z-A" - Os produtos são exibidos em ordem alfabética invertida, começando em Z e terminando em A.
  • "Nome da categoria" - Deve-se colocar o nome da categoria cadastrada.


"Markup" - Deve-se colocar o quanto o preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. (1 significa que o preço de venda é igual ao preço de custo, 2 significa o dobro, e assim sucessivamente - Lembrando que o Markup está relacionado a integração com os marketplaces, então se você quiser saber mais sobre ele clique aqui).

Nossa plataforma também oferece uma integração com o Mercado Livre caso você o utilize. Para relacionar as categorias, é preciso que selecione-se uma categoria pertencente ao menu do Mercado Livre. Isso pode ser feito clicando-se no botão " Selecionar categoria". Na tela serão exibidas todas as categorias e subcategorias pertencentes ao Mercado Livre disponíveis para seleção.

"Filtros relacionados" - Esses filtros relacionados serão exibidos no menu principal como destaque quando a categoria for selecionada pelo cliente, ou seja, o cliente logo pelo menu principal já pode não só buscar o produto da categoria desejada, mas também filtrar essa busca por uma ou mais características de interesse.

"Título da página" - Deve conter informações essenciais do produto, como nome, marca e modelo. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página do produto.

"Slug" - Slug é uma expressão para definir um caminho amigável, um link fácil de ler e entender para o visitante que chega até sua loja. Esse preenchimento deve ser feito obedecendo-se à algumas regras:

  • A Slug não pode conter acentuação;
  • Na Slug deve-se substituir os espaços por hífens "-";
  • A Slug não pode conter letras maiúsculas;
  • A Slug não pode conter pontuação;
  • A Slug não pode conter caracteres especiais.


Caso o campo fique vazio, a slug será gerada de acordo com o nome da categoria. Exemplo: cortina-com-varao.

"Palavras-chave" - Deve conter todas as palavras que categorizam o produto, separadas por vírgula.

"Descrição da página" - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre a categoria, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ela se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.

Se ao clicar no botão "Salvar" houver algum erro, a página será recarregada e a seguinte mensagem de erro será exibida:

Todos os campos que devem ser preenchidos obrigatoriamente e contiverem erros estarão escritos em vermelho e exibirão uma mensagem para que você possa identificá-los mais facilmente.