Como construir uma planilha de produtos?

Observações iniciais: 

  • O presente artigo está elaborado da seguinte forma: Cabeçalho da coluna da planilha - Como devem ser preenchidos seus valores.

id – O código do produto a ser atualizado, caso seja um produto novo deixar este campo em branco. O código do produto pode ser encontrado na planilha de produtos ou diretamente na plataforma, através do menu "Produtos", "Ver todos", coluna "#".

Há também a possibilidade de se encontrar o código do produto na própria página do produto dentro da plataforma, bastando olhar-se para o endereço da página que fica na barra de endereços do navegador.

ativo – Deve ser preenchido com “sim” ou “nao”. Caso a coluna não esteja preenchida, usaremos a opção “nao”. Caso a coluna seja preenchida de forma errada, usaremos a opção “sim”.

possui_variacoes – Deve ser preenchido com “nao” para produto simples ou “sim” para produto com opções.

marca – Informar o nome da marca (escrito da mesma forma como foi cadastrado).

codigo_erp – Deve ser preenchido com o código ERP do produto (caso possua).

ncm – Deve ser preenchido com o código NCM do produto (caso possua).

nome – Deve ser preenchido com o nome do produto. Exemplo: Produto X azul.

buscavel – Deve ser preenchido com "sim" caso o produto possa ser buscado na loja, ou com "nao" caso o produto só possa ser acessado diretamente através de sua URL.

produto_digital – Deve ser preenchido com "sim" caso o produto não deva ter cálculo de frete ou com "nao" caso o frete deva ser calculado normalmente.

categorias – Você pode separar os nomes por vírgula, sem espaçamento. Exemplo: (categoria1, categoria2). Se nenhum nome de categoria informado for válido, a coluna será considerada vazia.

filtros – Você pode separar os nomes por vírgula, sem espaçamento. Exemplo: (filtro1, filtro2). Se nenhum nome de filtro informado for válido, a coluna será considerada vazia.

variacoes – Deve ser preenchido com o nome das variações cadastradas que fazem parte desse produto.

selos – Deve ser preenchido com o nome dos selos que serão associados ao produto, separados por vírgula e sem espaçamento.

slug – Caso a coluna não esteja preenchida, uma slug automática será criada tendo como base o Nome do produto. (Obs: Ao criar uma slug, lembrar-se de utilizar apenas letras minúsculas e substituir os espaços por hífens). Exemplo: produto-x-cor-azul. 

video – Caso o produto possua algum vídeo no youtube, aqui você pode colocar o endereço de acesso (link). Exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=F1WnrUnwKdM

descricao – Nesse campo você pode informar a descrição completa do produto. Exemplo: O produto A é produzido com os melhores materiais encontrados no mercado.

especificacoes – Nesse campo você pode informar as especificações técnicas do produto. Exemplo: Cor azul; tamanho X; peso Y.

medidas – Mais um campo para a inserção de informações relacionadas ao produto, tais como as suas medidas.

Termos para pesquisa – Você pode separar os termos por vírgula, exemplo: (termos, para, pesquisa).

valor_de_presente – Deve ser preenchido com o valor extra que será cobrado caso a opção para presente seja selecionada. Ex: 1.50.

categoria_google – Deve ser preenchido com o valor da categoria correspondente no Google Merchant.

seo_titulo_pagina – Esse campo refere-se ao nome que aparecerá na aba do navegador quando o cliente acessar a página do produto. Exemplo: Produto X azul.

seo_descricao – Uma breve descrição da página, com no máximo 160 caracteres. Exemplo: O produto X azul é ótimo pois é feito com os melhores materiais e trará mais conforto para a sua casa.

seo-palavras-­chave – Você separar as palavras chave deste produto por vírgula, exemplo: (palavras­chave, produto). Essas são as palavras-chave que os mecanismos de busca poderão utilizar em suas métricas.

termos-de-busca – Você separar os termos de busca deste produto por vírgula, exemplo: (temos, produto, busca). Esses são os termos que o mecanismo de busca de sua própria loja utilizará para encontrar os produtos. Obs: Não é necessário inserir termos que já estejam no nome do produto, o interessante aqui é inserir outras maneiras comuns que os clientes possam utilizar para encontrá-lo.

link_produto – Não precisa ser preenchido se for um primeiro cadastro. Porém, se for uma edição de um produto já existente, deve ser preenchido com o link do produto na loja. Exemplo: https://www.nomedaloja.com.br/slugdoproduto/p

link_foto_principal – Não precisa ser preenchido se for um primeiro cadastro. Porém, se for uma edição de um produto já existente, deve-se deixar o valor que veio ao exportar a planilha.

Mapeamento das células:

  • A1 - id
  • B1 - ativo
  • C1 - possui_variacoes
  • D1 - marca
  • E1 - codigo_erp
  • F1 - ncm
  • G1 - nome
  • H1 - buscavel
  • I1 - produto_digital
  • J1 - categorias
  • K1 - filtros
  • L1 - variacoes
  • M1 - selos
  • N1 - slug
  • O1 - video
  • P1 - descricao
  • Q1 - especificacoes
  • R1 - medidas
  • S1 - valor_de_presente
  • T1 - categoria_google
  • U1 - seo_titulo_pagina
  • V1 - seo_descricao
  • W1 - seo_palavras_chave
  • X1 - termos_de_busca
  • Y1 - link_produto
  • Z1 - link_foto_principal


Para importar a planilha de produtos, basta ir até o menu "Produtos -> Importar produtos" e selecionar o arquivo que será importado (o formato do arquivo deve ser xls).